Foto: Renan Mattos (Diário)
Marcada, normalmente, para ocorrer entre os meses de agosto e setembro, a Campanha Nacional de Multivacinação deverá ser realizada em outubro. Segundo o ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, o objetivo é permitir que as pessoas possam colocar a carteira de vacinação em ordem. A expectativa do governo é que os registros de vacina já sejam feitos em uma carteira digital.
'Hora do Mamaço' ocorre nesta sexta na Praça Saldanha Marinho
O adiamento da campanha foi definido em razão dos lotes adquiridos pelo Ministério da Saúde terem apresentados resultados insatisfatório pelo Instituto Nacional de Controle de Qualidade em Saúde (Incqs). Com isso, foi preciso realizar a troca dos produtos por outros de melhor qualidade, conforme justificou o governo. Ainda segundo Mandetta, a iniciativa pretende atualizar as carteiras de vacinação e disseminar o uso da carteira digital.
- O aplicativo de vacinas no meio eletrônico vem para facilitar o controle pelas famílias - explicou.
Profissionais de saúde recebem capacitação para atender pessoas trans
A Campanha Nacional de Multivacinação deverá ocorrer entre 7 e 25 de outubro. O dia 19, um sábado, será o de outubro o dia D de divulgação e mobilização nacional.
O Calendário Nacional de Vacinação prevê 14 vacinas para as crianças e cinco para os adolescentes. Com a campanha, os profissionais de saúde poderão avaliar se há alguma vacina que ainda não foi administrada ou se há doses que necessitam ser aplicadas para completar o esquema vacinal. Somente com todas as doses é possível garantir a máxima eficácia de proteção contra as doenças. (Com informações da Agência Brasil)